Palavras Chave: | Contexto Familiar, Contexto Escolar, Observação do Comportamento, Factores Desestabilizadores, Comportamento da Criança, Angústia, Prevenção, Pedagogia da Aprendizagem, Dificuldades Afectivas, Dificuldades Relacionais, Dificuldades Funcionais, Sensações Enteroceptivas e Proprioceptivas, Sensações Exteroceptivas, Dificuldades Cognitivas, Propostas Pedagógicas, Contexto Escolar, Crianças Hiperactivas, Falta de Atenção, Organização Espacial da Escola, Considerações Psico-pedagógicas. |
Sinopse: | "(...)Considero que estamos perante uma obra que equaciona a importância de associar o processo pedagógico ou terapêutico às necessidades da criança e não às do adulto ou das instituições, tendo estes a complexa função de se "adaptarem" à criança. É com base nesta premissa que o autor nos faz navegar numa viagem triádica onde podemos contactar com reflexões filosóficas, pedagógicas e psicodinâmicas que caracterizam a Prática Psicomotora Aucoutier (PPA). Toda a fundamentação da PPA é facilmente entendida na leitura deste livro, assim como, as entrelinhas demonstram que estamos na presença de um pedagogo com um perfil eminentemente humanista - Bernard Aucouturier. De uma forma geral, este livro remete-nos para a compreensão do porquê da "escuta"do adulto para com a criança, sendo esta atitude o denominador comum de uma equação que vai permitir obter um resultado igual a comportamentos mais adaptados e a aprendizagens mais efectivas(...)"
Jorge Fernandes, in Prefácio |