Historial


A Biblioteca teve o seu início nos anos 80 com o objectivo de facilitar o acesso a informação específica e actualizada aos profissionais, aos cidadãos com necessidades especiais e à população em geral. Situava-se na Rua D. João, funcionando em moldes muito elementares. Era preenchido à máquina de escrever uma ficha com os dados do livro e colocado dentro de cada exemplar. Nos anos 90, a biblioteca é transferida para a Rua dos Ilhéus, onde ainda se encontra sediada actualmente.

Alguns anos mais tarde (anos 2000), e aproveitando as inegáveis mais-valias das tecnologias de informação e comunicação, foi criada uma primeira base de dados. Em 2006, deu-se início ao trabalho de organização e redimensionamento da biblioteca. Esta ganhou uma nova ênfase, retomando-se o trabalho que havia sido iniciado em anos anteriores, nomeadamente com a identificação dos documentos e criação de uma ferramenta informática para facilitar a organização e gestão da mesma. Todavia, e fruto do manuseamento do ficheiro e do próprio contacto com os visitantes, começou-se a denotar algumas lacunas (quer em termos das funcionalidades disponíveis, quer no que respeita aos dados já inseridos). Foi criada uma nova ferramenta, procedendo-se à importação dos dados do antigo ficheiro e aproveitando, assim, todo o esforço desenvolvido anteriormente nesta área.

A Biblioteca passou a denominar-se Biblioteca Especializada em Necessidades Especiais (BENE). Foram criados catálogos em suporte papel (de acordo com as várias categorias e com os dados bibliográficos básicos e essenciais para uma pesquisa rápida), permitindo aos visitantes uma consulta mais personalizada das listagens que caracterizam o acervo documental da Biblioteca.

A BENE Online representa uma aposta na modernização da biblioteca, na abertura a novos públicos e na melhoria dos serviços prestados.